Sobre o Blog / Tutorial (Construção)

Sobre o Blog:

Saudações a todos os nobres que conseguiram acessar esta página! Você provavelmente deve ser uma pesoa de boa indole que não frequenta meu blog apenas para baixar aleatoriamente os arquivos.

Resolvi criar esta página para servir como tutorial e um tira-dúvidas rápido sobre meu trabalho com as músicas, que ferramentas utilizo e (a parte mais esperada, presumo) os sites e programas que utilizo para conseguir as trilhas aqui postadas.

Para quem não sabe, NADA aqui do blog foi ripado de material pessoal meu.. foi tudo encontrado na net mesmo.. Meu trabalho é simplesmente encontrar estes arquivos, convertê-los se necessário para um formato mais "amigo" pro povo que simplesmente quer relaxar numa boa com as trilhas, sem se preocupar com qualidade extrema.


Breve Resumo sobre minha vida com Blogs:

Comecei a mexer com blogs quando descobri que tinha um dom natural (na verdade, da prática diária) para caçar álbuns de musica e outros tipos de arquivos pela net. Muita gente me pedia pra caçar albuns pra download (meus amigos headbangers com seus estranhos desejos por demos e bootlegs de bandas cavernosas de paises aonde só tem floresta) e acabei com isso, tendo a idéia de abrir meu próprio blog, o Eles Comem e Vão Embora. Fui aprendendo como editar TAGs, converter mp3s e outros formatos, organizar albuns pra download... Enfim, o meu primeiro blog foi meu ensino fundamental na arte de compartilhamento, e eu consegui manter o blog bastante famoso até.. embora raramente fizesse propaganda, e pelo orkut apenas.

Mas chegou um momento que desanimei de ter meu material postado por outros blogs sem honra, que muitas vezes presenciei de postar um arquivo, e logo depois fulano ter baixado, colocado spam do blog dele, e upado sem consideração nenhuma pela fonte original. Sem falar os que postam seu link diretamente sem creditar... E isso é uma desonra enorme para os verdadeiros uploaders, que levam a sério o trabalho de compartilhamento, o qual não é remunerado e é feito por puro altruismo. Eu poderia prosseguir e falar muito mais merdas de blogs que enfiam criptografia nos links pra cadastrar celular e todo tipo de chupinhagem capitalista, mas vou manter-me no assunto em questão.

Quando comecei a curtir menos metal, e estimar mais trilhas de games e filmes, decidi nascer novamente abrindo um novo blog, que é este que vocês visitam.. Novamente, sem apoio de nenhum outro uploader (já que não consegui até hoje achar um uploader de qualidade que já não tenha um blog ou tenha se interessado pela causa.. Convites estão abertos, por sinal). A qualidade dos arquivos foi regulada pra todos em 128kbps, e também comecei a incluir capas de albuns mais completas, e com mais qualidade, deixando de lado as postagens aleatórias de metal, postando apenas discografias, em conjunto com albuns de game music e trilhas de filme.

Certamente que o gênero Game Music tem poucos seguidores fiéis, especialmente no Brasil, mas mesmo assim o blog tem tido boa recepção e comentários (os quais agradeço sempre). Mas se engana quem pensa que são poucos que ouvem.. normalmente, quem tem dominio da lingua inglesa, costuma acessar forums e sites aonde milhares de álbuns são postados diariamente, por uploaders extremamente competentes (e em formatos sem perda de qualidade).


Ferramentas da Profissão:

Embora muitos não tenham o desejo de serem uploaders ativos para a sociedade, é sempre interessante aprender como pescar, em vez de ficar requisitando peixes. Se eu te disser que aprendi sozinho, estaria "em partes" mentindo; tudo que aprendi, foi por meio da Universidade Google, aonde seus diversos alunos me deram (indiretamente) dicas de como achar álbuns, programas e outros métodos para organização dos arquivos. E eu conheço alguns amigos que, embora nao sejam uploaders, gostam de manter seus arquivos em ordem, no formato escolhido e tudo devidamente organizado.. É um excelente "vício" esse.. Se vocês vissem o desespero em meu rosto ao mexer na pasta de músicas da minha irmã..

Bem, pra começar essa seção, resolvi começar pelo programa mais usado por mim para baixar arquivos. Ele é até que bastante conhecido, mas muita gente ainda tem dificuldade em usá-lo..

SOULSEEK

O soulseek é um simples compartilhador de arquivos, embora seu forte seja arquivos de música (mp3, wma, mp4, midi, etc..). O programa é leve e funciona de maneira simples: você compartilha seus arquivos, assim como os outros usuários. Se você decidir baixar um arquivo, não será de multiplas fontes como a maioria dos outros P2P como o Ares e o Shareaza; o soulseek apenas permite que você baixe de um usuário por vez, ou seja.. você baixa direto do usuário, ele upando diretamente pra você. O mesmo acontece ao contrário. Sendo assim a velocidade é variada (normalmente baixo em média a 35 kb por segundo).

O que mais chama atenção no soulseek é sua interface simples e a quantidade absurda de arquivos raros que você pode encontrar. O "ponto fraco" seria apenas que não existe outra linguagem exceto em Inglês. Nada realmente perturbador.. Os botões são auto-explicativos, e o esforço pra você se guiar é minimo em relação a recompensa que o programa te dá. Pra todos que baixarem o programa e tiverem dúvidas, sugiro que utilizem a Universidade Google, e perguntem. Sério, procurem "tutorial soulseek" e provavelmente terá algo simples pra vocês entenderem.

Duas dicas que posso passar de cara: organizem as buscas por velocidade (D/L Speed (Avg)) e fiquem de olho na qualidade dos arquivos (Atributes). Evitem tudo que for menor que 128kbps, e prefira os usuários com maior velocidade. E tratem de compartilhar seus arquivos.. Usuários costumam banir quem nao compartilha. Para compartilhar pastas, utilize o botão FILE SHARING.

Bem explicado não? Quem quiser me add no soulseek, fiquem a vontade; meu nick é bem óbvio.


Para fazer download do programa vocês podem ir visitar o site com meu nome perverso:

Ou pra quem sabe inglês, o site oficial:
http://www.slsknet.org/



DBPOWERAMP MUSIC CONVERTER

Meu conversor favorito é o dbpoweramp. Eu descobri ele na época do Eles Comem, e tenho utilizado ele até a presente data. A interface dele não é tão complicada, se você tem uma noção básica do que são as extensões dos arquivos de músicas, suas propriedades, taxa de bits e etc. Não é nada muito complicado MESMO, mas uma pesquisada pelos termos mais sombrios a seu conhecimento é certamente uma necessidade.

O que eu basicamente faço com o dbpoweramp é converter os arquivos que baixo que estejam em outro formato que nao seja mp3, ou em taxa de bits superior para a taxa de 128 kbps. É o minimo que você pode esperar da qualidade de um arquivo, que representa em torno de uma compactação de 90% do arquivo de mídia.

Soa um absurdo não? Muita gente raramente nota a diferença. Dá pra que o som fica mais limpo e os instrumentos mais notáveis com taxa de bits maior, mas isso também depende do aparelho que você esteja utilizando.. Como meu blog é para os que não se preocupam tanto com isso como eu, eu simplesmente deixo na qualidade tida como "BOA", que além de tudo é leve para se baixar. Confesso que raramente baixo em menos de 192, mas sempre faço a conversão pra 128, pois muitos arquivos em 128 são convertidos em qualidade questionável. Tudo depende de como voce vai ouvir estes arquivos, e o seu grau de exigência musical. Pra pessoas com ouvido "de músico", esse detalhe faz a diferença.

Voltando ao dbpoweramp.. Para utilizar ele, é simples. Nos links que estou disponibilizando, você simplesmente instala a versão retail, ou seja, não é necessário crackear nem nada. Acompanha uma pasta com codecs e outras utilidades, que raramente utilizo. Deixei um tutorial junto com os arquivos, e o disponibilizo aqui também com as instruções básicas.

O resto é simples executar o programa, escolher os arquivos a serem convertidos, a extensão de arquivo desejada e a taxa de bits.. existem outras informações muito relevantes, mas estão todas bem explicadas. Dominio do inglês necessário? Não necessariamente, mas esteja preparado pra traduzir ou buscar termos no Google.




Já deu pra tirar parte da dúvida? A maioria eu converto assim.



Tutorial para Instalação:

-Instalando o programa


1. Execute o arquivo "dBpowerampMC-R13.5-Ref-Registered"
2. Pressione NEXT>>
3. Pressione INSTALL>>
4. Na janela "dbpoweramp: Activate Trial", desmarque a opção
Perfect Meta e clique em OK
5. Na janela "dbpoweramp COnfiguration" apenas clique em OK
6. Na janela "dbpoweramp COnfiguration" clique em FINISH

- Instalando os Codecs
1. Volte para a pasta e instale "dBpowerampMC-Ref-Codec-Pack" e serão instalados os codecs mais utilizados. Para demais codecs que julgue necessário, instale os nas pastas "Codecs" e "Utility Codecs"

Link para download do programa:
dBpoweramp Music Converter.rar




J DOWNLOADER


Um dos programas que mais utilizo para baixar arquivos em massa é o JDownloader. O que ele é exatamente? Bem, ele simplesmente é um chupinhador de links. Sim, exatamente o que muitos que passam por aqui são! A diferença é que ele nao tem consciência. 

Com este programa, você adiciona links de servidores como rapidshare, megaupload, fileserve, mediafire e o desgramado baixa tudo pra você, incluindo esperar o tempo de espera, colocar os códigos xaropes e até extrair automaticamente. O programa é feito em Java, e sua interface é bem simples de se mexer, a menos que voce mexa em configurações avançadas. É uma excelente pedida para quem vai baixar arquivos em diversas partes e nao tá com saco de acessar cada link e seguir todo o processo.. Eu utilizo basicamente pra megaupload atualmente, já que raramente preciso baixar de outros servidores.


A instalação é simples, e é possivel que o programa peça para que você instale o Java, se seu computador nao o tiver. O resto é bastante intuitivo, então acredito que você não terá grandes problemas.




Download do Programa:
http://www.baixaki.com.br/download/jdownloader.htm


TAG & RENAME

O meu programa favorito para edição de TAGs é o Tag & Rename, que é um software pago que permite que você modifique e complemente as tags de todos seus arquivos de música. Antigamente, eu costumava apenas baixar e converter, mas fui notando o quanto o povo escreve titulos errados e na maioria dos casos, não inclui tag nenhuma nas musicas. Eu considero isso um insulto. NO MINIMO, as tags Artista, Album e Titulo PRECISAM ser preenchidas.. Quem tem Last.fm com certeza sabe o quanto isso é uma merda.

Como os arquivos upados são diretos de minha coleção, todas as TAGs sao devidamente editadas, com os principais campos preenchidos. Esse programa é essencial pra todos que baixam ativamente albuns da internet.

A interface do programa é de fácil compreensão, e o dominio do inglês nao é tão exigente.. A maioria dos campos são simples de entender. O resto vem com o uso, é claro...

A instalação é simples.. Após instalado, simples copie o arquivo TagRename.exe para a pasta instalada e substitua o arquivo.. Prontinho!

Capricho em todos os níveis... Claro que sou obrigado a colocar créditos!


Download do Programa:
Tag & Rename.rar